Tem medo de viajar de avião? Fique atento a estas dicas

Muitas pessoas sofrem com o medo de viajar de avião. As razões para o tal medo diferem entre os viajantes, mas a sensação que eles enfrentam são sempre muito angustiantes. Eu, como luto contra este medo há muitos anos, compartilho aqui algumas dicas que a revista Veja publicou em 2017 e que podem nos ajudar a ficarmos mais tranquilos em nossas viagens de avião.

1. Se informe como funcionam os aviões

Se o seu medo aumenta quando aparece uma turbulência, basta saber um pouco sobre o funcionamento dos aviões para perceber que isso dificilmente irá derrubar um avião. Também é interessante este conhecimento para reconhecer alguns barulhos que a aeronave faz nos procedimentos do voo. O barulho que faz o trem de pouso na aterrissagem deixa muita gente nervosa, mas é completamente normal.

sky-3130710__340
Freeimage.com

2. Conheça as estatísticas

De acordo com o Conselho Nacional de Segurança dos EUA, a chance de uma pessoa morrer num acidente de carro é de 1 em 112. Já num acidente de avião esse número sobe para  1 em 8.357.

3. Turbulências acontecem

Como já foi dito antes as turbulências são normais, assim como enfrentamos buracos nas ruas todos os dias por aqui.

4. Pense no objetivo final da viagem

Isso sempre me ajuda bastante quando viajo de avião. Eu adoro viajar e se para chegar no meu destino, explorar novas culturas e conhecer novos lugares eu preciso voar de avião, então lá vou eu. Mesmo quando a viagem é a trabalho, sempre tem um motivo importante para sua realização. Pensar em coisas boas também ajuda.

wing-221526__340

5. Evite cafeína e álcool

Não sei qual o embasamento teórico disso, mas a matéria da veja diz que como estas substâncias são estimulantes, podem potencializar o já existente medo. Além disso, elas desidratam, o que pode piorar ainda mais a sensação. 

6. Escolha um lugar na frente do avião. 

A sensação de quem senta na parte da frente da aeronave é de que ali balança menos e isso pode ser verdade. Mas o que mais me atrai para sentar na frente, no voo, é ficar observando os comissários de bordo. Ver como eles estão tranquilos nos momentos de turbulência ajuda a me acalmar. Além disso, deixar a janela fechada ajuda a não ficar pensando que você está muito longe da terra.

7. Distraia-se

Isso é uma das atitudes que mais me ajuda. Manter-me ocupada me distrai daquela situação incômoda. Ler, jogar no celular ou nos dispositivos do avião, ver um filme ou mesmo comer ajudam a passar mais rápido o tempo.  Manter a mente ocupada é fundamental para quem tem medo. Assim você não vai ficar reparando em cada barulho ou comportamento que você considera “anormal” dos comissários de bordo.

8. Escreva seu nome com a outra mão

Se começou a turbulência e você não consegue mais fazer nada além de pensar nela, pegue um papel qualquer e tente escrever seu nome com a mão que você não escreve normalmente. Você vai focar nesta atividade e fará com que seu cérebro use uma parte que não usa naturalmente, ajudando a interromper aquele pensamento na turbulência. Vou tentar esse no meu próximo voo, não custa nada…

9.Monitore o voo

Para quem tem medo, olhar aqueles mapas com as coordenadas da viagem que o sistema de entretenimento da maioria dos aviões oferece, ajuda bastante. Assim é possível ver que o avião está na rota, não está perdendo altitude entre outras coisas.

10. Respiração e meditação.

Se você não consegue se concentrar para respirar com calma ou meditar por alguns instantes (eu faço isso na decolagem), tente ouvir um música calma, faça algum tipo de alongamento que seja possível sentado, feche os olhos.

 11.Reze

A reportagem da Veja citava somente as 10 dicas acima. Eu incluo, por experiência própria, uma oração nas minhas dicas para tentar conter o medo de voar de avião. Quando o avião começa a subir, fecho os olhos e rezo pela proteção de todos naquele voo. Não importa a crença e nem a maneira como você vai fazer isso, para quem tem medo de avião, vale a pena tentar.

Agora é só lembrar disso tudo no momento do medo e tentar relaxar um pouco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s