Viagens Internacionais. É preciso fazer Seguro de Viagem?

A resposta é: SIM.

Não somente porque é obrigatório em alguns lugares, mas porque pode te salvar de grandes despesas em caso de algum problema.

Na Europa, por exemplo, o Tratado de Schengen,  uma convenção assinada entre países sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre eles, tornou obrigatório o Seguro Viagem com cobertura mínima de € 30.000 para estrangeiros. Um total de 30 países assinaram o acordo de Schengen.  Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Áustria, Portugal, Espanha e Suécia são alguns destes países.

Mas não é só por lá que o seguro para turismo é exigido. Em Cuba, Venezuela e Austrália também.

CUBA:
A partir de 2010, Cuba passou a exigir dos turistas uma assistência médica com cobertura mínima de U$ 10.000.
VENEZUELA:
Cobertura mínima de U$ 40.000 para assistência médica e repatriação médica e funerária.
AUSTRÁLIA:
Exige assistência em viagem, mas não estipula um valor mínimo de cobertura.

Nesses países, sem o Seguro, você corre o risco de chegar no aeroporto e ter a sua entrada barrada.
Mas mesmos nos países onde não é obrigatório o seguro, é indicado que se faça porque não custa caro e pode te proteger contra os imprevistos que podem acontecer. Em alguns países, como nos EUA, os serviços de saúde são extremamente caros e podem comprometer totalmente o orçamento da viagem se os viajantes não tiverem o seguro.
Algumas pessoas utilizam os seguros de seus cartões de crédito para viajar.  As principais bandeiras só disponibilizam para seus clientes de bandeiras Premium, Platinum ou Black e, somente se as passagens aéreas forem pagas com este cartão. É importante verificar muito bem para garantir. Veja também se a cobertura mínima é suficiente para os países que exigem um valor definido. Outro detalhe a ser observado é que alguns, se não a maioria dos cartões, exige que o cliente pague todas as despesas para depois ser ressarcido.
Eu sempre faço seguros específicos para turismo nas minhas viagens, com seguradoras especialistas nisso. Já utilizei o seguro por problemas de saúde na Argentina e na Itália e atesto o quanto é importante este tipo de seguro. Se não tivéssemos o seguro de viagem, teríamos que arcar com médicos, hospitais, farmácias, diárias a mais em hotel, troca de voo, etc. Uma valor sem precedentes. E o fato de contratarmos um seguro de uma empresa especializada, facilitou muito o processo pois o contato com a central é fácil, em português e rápido.
Então agora você já sabe. Vai viajar para o exterior? Faça um seguro de viagem!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s