Ecopista do Dão – Ciclovia de 49 km

A Linha do Dão era uma linha ferroviária que ligava as cidades de Santa Comba Dão e Viseu em Portugal. Os trilhos de trem foram desativados em 1988, mas em 2011, o espaço de 49 km foi transformado na Ecopista do Dão, tornando-se a mais comprida ecopista de Portugal.

A ciclovia começa em Santa Comba Dão, nas margens do rio Dão. O interessante é que cada curva do rio significa uma curva na Ecopista. Imaginem, então, que vista maravilhosa se tem de lá.

riodao2
site oficial

Mais para frente, afastando-se do rio, quem circula pela ecopista continua em meio a árvores lindas e frondosas. São carvalhos, castanheiros que acompanham o passeio nesta parte do trajeto, mas também é possível ver vinhedos, plantações e montanhas.

ecopista2
site oficial

O chão é pintado de azul em Santa Comba Dão, verde em Todela e vermelho em Viseu. Alguns atletas treinam aqui para maratonas.

No km 47 da pista, você encontra a Casa de Campo Quinta da Abelenda. O local tem duas pequenas casas  e também vários tipos de bicicleta para alugar.

Como chegar na Ecopista do Dão:

O início da Ecopista do Dão é na estação de comboio de Santa Comba Dão. Esta estação não está localizada em Santa Comba Dão, mas muito perto, em Vimieiro.

De carro:

  • De Coimbra: Siga o IP3 em direção a Viseu e 500 metros antes de Santa Comba Dão vire em direção ao Vimieiro. Nota do site oficial:  A saída de Vimieiro no IP3 está muito mal sinalizada.
  • De Viseu e de Santa Comba Dão: Siga o IP3 em direção a Coimbra e 500 metros depois de Santa Comba Dão vire em direção ao Vimieiro.

Acesse o site oficial e descubra tudo o que você pode encontrar por este caminho maravilhoso em meio a natureza. http://www.ecopista-portugal.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s