Salzburg, o palco do mundo

Confesso que quando ouvi esta frase achei um pouco de presunção, mas depois que conheci um pouco mais desta cidade da Áustria, tive que concordar com o título. Salzburg está localizada às margens do Rio Salzach, no centro-oeste do país, perto da fronteira com a Alemanha, mais precisamente com a Baviera. Tem aproximadamente 150 mil habitantes e é a quarta maior cidade da Áustria. As ruas estreitas e as amplas praças da cidade velha são Patrimônio Mundial da UNESCO.

Blick vom Kapuzinerberg auf die Altstadt mit Festung Hohensalzbu
Foto: TSG TOURISMUS

Mas não é tudo isso que torna Salzburg o palco do mundo, mas sim, a quantidade de eventos que por lá acontecem. São mais de 4000 eventos culturais por ano, além das cerca de vinte igrejas barrocas que também atraem os visitantes. Foi por lá que nasceu Wolfgand Amadeus Mozart em 1756, tendo mais de 350 obras compostas na cidade.

W. A. Mozart
Foto: TSG TOURISMUS

Desde 1920 se realiza na cidade o Festival de Salzburg,  conhecido como um dos mais importantes festivais de música da Europa e do mundo.

Siemens Festspielnächte in Salzburg
Foto: TSG TOURISMUS

Mas além desta vocação para a música, a cidade proporciona locais muito bonitos para conhecer. O centro histórico mistura arquitetura, natureza, tradição e modernidade. Um dos locais bastante visitados é a Fortaleza Hohensalzburg, um dos maiores castelos da Europa, que fica no alto da cidade.

Sphaera unter der Festung
Foto: TSG TOURISMUS

Outro local muito visitado por lá é o Castelo Mirabell, que não tem relação com a marca de biscoito dos anos 70 (Mirabel, marca da Pepsico atualmente), a não ser pelo nome semelhante. O nome Mirabell é um substantivo feminino proveniente da  Itália que significa  “admirável” (mirabile)e “bonita”(bella). O Palácio foi construído em 1606 e hoje é o cenário de inúmeros casamentos. Os escritórios do prefeito de Salzburgo e da administração da cidade estão localizados no Palácio Mirabell.

Mirabellgarten
Foto: TSG TOURISMUS

Além do palácio, seu magnífico jardim impressiona os turistas. A forma geométrica que caracteriza o barroco é a base da arquitetura do jardim. Seu alinhamento visual com a catedral e a fortaleza dá ao jardim um efeito grandioso.

Para quem assistiu o Filme “Uma noviça rebelde” , vai identificar ali muitos locais significativos, mas, principalmente, os jardins do Mirabell já que serviram de cenário para uma das cenas mais importantes do filme. A noviça e os sete filhos do capitão Von Trapp cantaram Dó-Ré-Mi em torno da fonte Pegasus, em frente ao castelo. Os lugares ainda continuam os mesmos, então prepare a câmera e a interpretação para ótimas fotos estilo “noviça rebelde”.

Pegasusbrunnen im Mirabellgartensalzburgo-novica-rebelde-1

Schloss Mirabell & Mirabellgarten
Fotos: TSG TOURISMUS

O chocolate mais conhecido por lá é o  Mozartkugel.  O doce é símbolo de Salzburgo. De um fabricante para outro, a receita do bombom muda um pouco, mas a tradição é preparar o chocolate com marzipã e nougat. Na embalagem, a marca registrada é o rosto de Mozart estampado no papel. Na foto, vemos a versão feita pela Mirabell, empresa fundada em 1897 em Salzburg, com nome inspirado no famoso castelo local.

Mozartkugel von Mirabell
Foto: TSG TOURISMUS.  Genuine Salzburger Mozartkugeln (brand: Mirabell)

Em 2 ou 3 dias se conhece a cidade. Devido à sua localização entre Munique e Viena, chegar a Salzburg não é difícil. A moderna estação central de trem, o aeroporto perto do centro e as muitas conexões de ônibus (de longa distância) facilitam a viagem à cidade de Mozart.

Gute Show!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s